Programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” é realizado no interior do Estado
PROGRAMA “JUSTIÇA E CIDADANIA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA” É REALIZADO NO INTERIOR DO ESTADO
Guaratuba, Apucarana e Santa Isabel do Ivaí realizaram atividades com alunos da rede municipal de ensino
07/11/2022
Atualizado há 456 dias
O Programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”, desenvolvido anualmente pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), tem o objetivo de garantir a integração entre o Poder Judiciário e a sociedade. O programa realizou persas atividades nas comarcas do interior do Estado do Paraná, contribuindo para a formação e para o despertar da cidadania entre as crianças.
As etapas do programa envolvem a entrega de cartilhas didáticas sobre justiça e questões dos direitos e os deveres dos cidadãos, além de palestras de juízes, promotores e advogados nas escolas para promoverem os temas tratados nas cartilhas. Na sequência, os estudantes têm a oportunidade de conhecer a sede do Tribunal de Justiça ou os fóruns das comarcas. A última etapa é a realização de uma produção cultural dos alunos.
Conheça algumas ações realizadas no interior do estado:
Guaratuba
A comarca de Guaratuba realizou as etapas do programa no início do ano, com a participação de aproximadamente 100 alunos. A juíza da Vara Criminal da Comarca de Guaratuba, Marisa de Freitas, visitou algumas instituições de ensino como a Escola Municipal Juraci Correa, a Escola Municipal João Gualberto e a Escola Municipal Plácido e Silva. Posteriormente cada aluno fez uma redação dentro do tema estudado, sendo selecionadas duas de cada turma.
Em seguida, os alunos conheceram o Fórum de Guaratuba e apresentaram um júri-simulado realizado com o auxílio dos alunos de direito da faculdade Isepe. A última fase foi a escolha e premiação das melhores redações pela magistrada.
Santa Isabel do Ivaí
Na comarca de Santa Isabel do Ivaí, no mês de outubro, foram realizados quatro júris simulados com as crianças, sob orientação da juíza Natalia Calegari Evangelista. Também foram recebidas crianças de Planaltina do Paraná e Santa Mônica. As melhores redações foram premiadas e as crianças, além de visitarem o fórum, conversaram com a juíza, promotores e servidores.
Apucarana
A comarca de Apucarana desenvolveu o programa com a Escola Municipal Antonieta da Silva Lautenschlager, que realizou um júri simulado no Fórum Desembargador Clotário Portugal. Nos meses de setembro e outubro, além de trabalharem as cartilhas, os estudantes visitaram o fórum, conheceram a estrutura do judiciário e assistiram uma palestra com a juíza de direito Carolline de Castro Carrijo. Uma realização cultura marcou o fim das atividades do programa na cidade.
Fotos cedidas pela Prefeitura de Apucarana.